Jalapão - Aventuras no Cerrado
Viajante, você precisa incluir o Jalapão na sua lista de destinos de viagens dos sonhos, se é que ele já não está lá!
Pensa num lugar paradisíaco? Surreal de lindo!
O estado do Tocantins surge como uma excelente opção para quem gosta de praticar ecoturismo e viagens de aventura.
Localizado a 180 km da capital do estado, Palmas, o Parque Estadual do Jalapão possui dunas de areias douradas, cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, chapadas e outras formações rochosas que tornam esse lugar surpreendente.
Dentre os principais atrativos do Parque do Jalapão estão a lagoa do Japonês, a Cachoeira da Formiga, contemplação do pôr do sol nas dunas, os diversos Fervedouros abertos à visitação, o Povoado Mumbuca, a Prainha da Cachoeira Velha, a Serra do Espírito Santo, e a prática de rafting.
Semelhante a um oásis, em meio à vegetação fechada, entre brejos e riachos, o Fervedouro é um lugar de beleza rara, cercado por bananeiras.
Ao centro está um grande poço de água azul transparente – a nascente de um rio subterrâneo.
A água que brota das areias claras cria o fenômeno da ressurgência, que tornam impossível até ao banhista mais persistente afundar.
Cada fervedouro é diferente do outro, e cada um vale a experiência de um bom mergulho.
Há opção inclusive de mergulhar no fervedouro à noite.
Com toda certeza é uma experiência única a ser vivida.
Em razão da presença de dunas, pode-se imaginar um cenário parecido com o dos lençóis maranhenses mas não é bem assim.
O Jalapão combina paisagens do Cerrado e dos campos gerais, em área de transição com a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas.
No meio da vegetação rasteira, surgem as encantadoras flores de cerrado dourado, matéria prima de diversos artefatos que vão desde artesanato à bijuterias. O presente perfeito para levar aos amigos e familiares como souvenir.
Escondidos no território estão rios (com prainhas e corredeiras), veredas (belíssimos oásis de vegetação densa em torno de nascentes, os elegantes pés de buriti), cachoeiras e fervedouros (poços com areia finíssima em suspensão que impede que você afunde).
O Jalapão ocupa uma área de 34 mil km² no centro-leste do Tocantins.
O início da viagem até lá é por estrada asfaltada até a cidade de Ponte Alta do Tocantins. Dali em diante, só estradas de arenito ou de terra.
A maior quantidade de atrativos está em torno do povoado de Mateiros, a 160 km de Ponte Alta.
O povoado de São Félix do Tocantins também serve como base para visitar outros atrativos.
Gostou de conhecer um pouquinho sobre o Parque Estadual do Jalapão? Nós da Voo A Voo estamos prontos para realizar seu sonho de conhecer esse pedacinho de paraíso no Cerrado Brasileiro! Entre em contato conosco!
Até a próxima, viajantes!
Nossa, sensacional a matéria! não sou muito chegada nesse tipo de passeio, mas posso estar mudando de ideia e querer conhecer o Jalapão! Parabéns pela postagem!!!!